domingo, 22 de fevereiro de 2015

Luto por Giovani Machado, luto pela juventude

Seguem: nota do CEBI e Carta Aberta do Cajueiro ao amigo Giovani A. Machado.


Luto e Indignação: Giovani Machado, líder do CEBI, foi assassinado no interior de São Paulo

Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015 - 9h00min

Irmãs e irmãos,

O CEBI expressa sua dor pelo brutal assassinato de Giovani Aparecido Machado, integrante do CEBI São Paulo Interior. 

Giovani foi encontrado morto na madrugada desta quarta-feira (18 de fevereiro) às margens de uma estrada municipal próximo à sua cidade, com perfurações de faca pelo corpo. Seu carro estava abandonado nas proximidades. O sepultamento será amanhã 19, às 10h00.

Companheiro de caminhada, formado nas Escolas Bíblicas de Jovens, Giovani sempre se destacou em seu trabalho junto às juventudes, na articulação do CEBI no interior do Estado de São Paulo. Participou também de atividades nacionais do CEBI. Em janeiro, completou 40 anos de idade, a maioria deles dedicados à defesa da justiça e dos direitos juvenis. 

Natural de Rinópolis, São Paulo, residia em Birigui desde 1993. Era graduado em Pedagogia pela Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui) e pós-graduado em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faje (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) de Belo Horizonte e pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude.

Machado ingressou na Prefeitura em 1995 por meio de concurso público, atuando na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Ele também foi presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) no biênio 2009/2010 e de 2005 a 2011, coordenou os programas “Jovem mais Jovem” e “Ação Jovem”. Em 2011, Machado participou da formação na escola Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) de Gestão Municipal no curso de “Políticas Públicas”. Atualmente, era Secretário de Cultura. 

Acreditando na possibilidade de uma sociedade menos violenta, expressamos nossa solidariedade à família e todas as pessoas do CEBI São Paulo Interior. 

Seguimos em comunhão na dor e na tristeza!

CEBI - Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos

Carta Aberta ao amigo Giovani A. Machado



CARTA ABERTA AO AMIGO GIOVANI
Caro amigo Giovani,

Acordamos hoje com a notícia que nos abalou como país. Pessoas  de todas as partes do Brasil e fora do Brasil, como os amigos e amigas de Moçambique na África e Venezuela se comunicando com um único desejo: consolar na dor da sua partida. Aqui estamos todos/as indignados/as diante da violência que você sofreu. Seu corpo imolado – vidas pela Vida!

Somos testemunhas do seu compromisso e de sua vida doada pela juventude, pela Igreja pelos pobres e, por políticas públicas de qualidade em seu município.

Em 2015 celebramos 20 anos das Escolas Bíblicas para Jovens – construção de um caminho ecumênico e de compromisso com a vida do povo. Fizemos memória do caminho que vocês de Birigui fizeram vindo dois anos seguidos a Goiânia para a formação e depois, do belíssimo trabalho que ai fizeram com as Escolas Bíblicas com Jovens na Igreja de Birigui e diocese de Araçatuba/SP. E mais tarde, você fez outra vez este trajeto para o curso de Especialização em Juventude.

Agora nos encontramos como uma grande rede de amigos/as, familiares, companheiros/as de trabalho e de missão para nos despedir de você, com a certeza que seu legado fará sua presença perpetuar entre nós para sempre. Por isto, com todas as forças que temos exigimos uma apuração imediata deste crime bárbaro que nos abala como país.

Pedimos que a diocese de Araçatuba, como Igreja que cuida e que ama, seja a primeira a levantar a voz contra este crime que ofende a dignidade humana, portanto, seu Criador. Exigimos que o poder público, a prefeitura de Birigui e o Judiciário, empenhe o melhor de suas forças para apurar tudo o que envolve este assassinato e faça justiça. Aqui estamos e estaremos de pé para acompanhar todo este processo.

Querido amigo, você sempre foi para nós sinal de Paz e compromisso com a justiça! Queremos pedir que continue nos acompanhando e nos indicando os caminhos para maior fidelidade no serviço do Reino e de uma sociedade justa.

Agradecemos muito seu apoio em vida para que o Cajueiro fosse um Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em juventude. Queremos dizer do nosso amor por você que foi sempre intenso. Você continua vivo em suas causas e com a sua coragem queremos manter viva sua presença e suas causas em nossas vidas e em nossas organizações.

Solidarizamo-nos com sua família e todos/as amigos e amigas nesse momento de dor e nos juntamos a eles/as para exigir que se faça justiça.

Junto estão unidos/as o Padre Hilário Dick/São Leopoldo/RS, Edina Lima/Moçambique, Eduardo/Venezuela, Padre Mirim/ Belo Horizonte e cada um/a do Cajueiro.

Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude – CAJUEIRO

Goiânia, quarta-feira de cinzas, fevereiro de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário