terça-feira, 25 de junho de 2013

CEBI-PR: "E a casa toda se encheu de perfume!"

Sexta-feira, 31 de maio de 2013 - 14h30min

Ampliar imagem
Clique para ampliar
Juventude Discípula Amada! Foi esse o tema do encontro organizado pelo CEBI em parceria com a Pastoral da Juventude da ICAR da região de Medianeira e Foz do Iguaçu, no Paraná, no mês de maio. Durante um final de semana, 42 jovens de diversas cidades da região falaram de seus desafios e suas conquistas à luz dos textos do Evangelho de João.
Lembrando inicialmente o túmulo de Lázaro ("é o quarto dia, já cheira mal" - João 11,39), o grupo partilhou os "cheiros ruins" que se fazem presentes na vida da juventude: do cheiro de chulé ao cheiro de igreja envelhecida... do cheiro de "segunda-feira" ao cheiro de cemitério (quanto extermínio de jovens!). Gradativamente, reconhecendo as misturas dos cheiros, o grupo caminhou com Maria de Betânea: "E a casa toda se encheu de perfume" (Jo 12,3). E conheceu Maria de Magdala, a amada em busca do amado na madrugada da ressurreição. Depois de encontrar Jesus no novo jardim, também foi espalhar o perfume: Eu vi o senhor! (João 20,18).
Ampliar imagem
Clique para ampliar
Com muita festa, teatro e dramatização, com momentos de silêncio pessoal, oração e estudo, foi possível tratar de assuntos pertinentes à realidade juvenil. Mereceu destaque a crítica às propostas de redução da maioridade penal e um sincero debate sobre a necessidade da descriminalização do aborto, para que vidas de jovens e fetos sejam salvos. O tema não pode ser tratado como tema de polícia, mas como tema de saúde pública e de compromisso cristão!
O grupo de Itaipulândia assim se referiu ao encontro: "Foi muito rico. Trabalhos em grupos, apresentação de teatros, dinâmica e muita música. Discutimos também sobre questões sociais, como protagonismo feminino, machismo, aborto, homossexualidade. Foi uma experiência única, contribuindo para valorizar as relações entre os participantes, conhecendo outras realidades e novas formas de evangelizar''.
O encontro foi assessorado por Edmilson Schinelo, de Campo Grande/MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário