terça-feira, 12 de março de 2013

Jovens refletem sobre sua missão durante o carnaval


Nos dias 08-12 de fevereiro, jovens dos municípios que formam a Região do Munim se reuniram na Comunidade de Timbó/Morros, no XXII Retiro de Carnaval dos jovens desta região. O Tema Geral: EIS-ME AQUI, ENVIA-ME (Is 6,8), no decorrer destes dias foi aprofundado através de vários subtemas, entre eles: A Missão dos Jovens no Seguimento/Discipulado de Jesus Cristo. Este tema teve como facilitadora a Conceição Costa, que faz parte do CEBI no Maranhão.

A partir dos textos de João, acompanhamos os passos da comunidade joanina buscando descobrir os passos destas seguidoras e seguidores no crescimento do compromisso com o projeto de vida através do aprendizado na vivência de relações solidárias e de igualdade.

Para melhor compreensão dos textos foi feita uma explanação do contexto em que se deu a redação final do Evangelho de João por volta dos anos 85 a 90 e os problemas enfrentados por esta comunidade. A Lei do sábado, a lei do puro e impuro, a expulsão dos judeus cristãos das sinagogas e a perseguição e cobrança de impostos por parte do império romano tornava a vida cada vez mais insustentável, por isso muitos cristãos também estavam deixando a comunidade. Os textos que nortearam esta reflexão foram os seguintes:

 João 1,35-39
·         Quais as características do chamado presente no texto?
·         Que tipo de chamado Jesus representou para estes jovens que seguiam João Batista?
 João 9,1-34
·         Como o seguimento de Jesus pode nos ajudar a superar os                                      preconceitos que existem entre nós?
·         De que tipo de cegueira precisamos nos libertar para sermos verdadeiras/os seguidoras/es e discípulas/os de Jesus?
·         O que fazemos em favor das pessoas que necessitam de solidariedade, das pessoas portadoras de deficiência em nossa casa, em nossa comunidade?

 João 13,1-17
·         O que este texto nos ensina sobre o discipulado de Jesus?
·         Como na nossa realidade podemos colocar em prática os ensinamentos de Jesus?

João 15,1-17
·         Na família, na comunidade, no trabalho, na cidade, nós conhecemos pessoas que sofrem por causa do serviço da justiça e da solidariedade?
·         A partir do testemunho da Comunidade Joanina o que precisamos fazer para continuar unidas/os a Jesus Cristo?

 João 20,11-18
·         O que fez Maria Madalena encontrar o Senhor?
·         O que Jesus pede para Maria Madalena fazer?
·         Quais os gestos e atitudes de exclusão presente em nossa sociedade que praticamos contra as mulheres e que as impedem de fazer uma verdadeira experiência de ressurreição?

A partir destes textos refletimos sobre as características do seguimento que define o discipulado presente no vinde e vede, bem como a superação dos preconceitos que foram alguns desafios mencionados pelos jovens nos dias de hoje principalmente no que se refere aos jovens que se envolveram no mundo das drogas, ou que usam tatuagem, jovens homossexuais, etc. que sofrem discriminação e exclusão.  O ensinamento de Jesus que ajudou a comunidade joanina a olhar pra prática de Jesus e fazer a descoberta de que só na vivência da solidariedade e da humildade estão os verdadeiros valores a serem resgatados na vivência de novas relações que fortalece os laços de amizade e compromisso na luta pela justiça no amor ao próximo de amar até o fim a ponto de doar a própria vida.  Por fim, a perseverança e fidelidade de quem não se conforma com a morte, com o fim. A missão recebida por Maria Madalena de ir anunciar a Ressurreição de Jesus (Jo 20,17-18), estendeu-se a todos nós ali presentes como forte apelo para continuar com a nossa vida o anúncio da Ressurreição e assim no final do dia a exemplo do envio dado a Maria Madalena por Jesus, todos foram enviados a sair e visitar cada família do povoado que abriu suas portas pra nos acolher nestes dias de oração e reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário