quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CEBI-GO: Surpresa pelo fim da Leitura Popular da Bíblia na CAJU


Em carta dirigida à Congregação dos Jesuítas (ICAR), a coordenação do CEBI-GO se diz surpresa com a extinção dos projetos de Leitura Popular da Bíblia até então desenvolvidos pela CAJU - Casa da Juventude de Goiânia.
Eis o documento.
"A Sabedoria construiu Sua casa, ela ergueu suas sete colunas.
Ela abateu Seus animais, ela misturou Seu vinho,
ela pôs também Sua mesa.
Ela enviou suas ministras para chamar desde os lugares mais altos da cidade...
Vinde comer do pão e beber do vinho que eu misturei.
Deixai a imaturidade e vivei, e andai no caminho da Sabedoria"
(Provérbios 9, 1-3.5-6)
À Juventude, à Companhia de Jesus e a todo o Povo de Deus a caminho,
A paz do Senhor!
Somos o Centro de Estudos Bíblicos - o CEBI, uma organização ecumênica formada por mulheres e homens crentes na Palavra de Deus, que buscam com paixão e rebeldia, gerar libertação e bem viver, pelos caminhos que percorrem. Em Goiás, celebramos 30 anos de Resistências, Sonhos e Utopia. Numa rede de parceiras e bem querer, construímos juntos/as, "outro mundo possível" - o reino de Deus, no cerrado brasileiro, com arte, beleza e mistério. A nossa história, a nossa caminhada no Seguimento a Jesus, está entrelaçada com o caminho percorrido pela Casa da Juventude Padre Burnier, que assim como nós há 30 anos tem sua tenda armada junto à juventude e aos pobres.
Vivenciamos muitas histórias, projetos, alegrias e dores juntos/as, ao longo destas três décadas de serviço as comunidades, nossas gentes se misturaram varias vezes, sendo gente do CEBI, sendo gente da CAJU, do MST, das CEBs, da PJ... Gestamos juntos/as um projeto que cresceu, cresceu tanto que virou uma referência para o Brasil e a América Latina, as Escolas Bíblicas com Jovens, uma experiência que junto aos grupos juvenis, buscam hermenêuticas juvenis que gerem vida, libertação, bem viver. Celebramos juntos, nossos 20 anos de caminha, no re-encantar a esperança. Realizamos seminários, aprofundamentos, assessorias juntos/as em vários momentos ao longo destes anos, mas sobretudo comemos e bebemos nossa utopia juntos/as.
Ao iniciarmos um novo ano de trabalho, um ano de celebrar 30 anos do CEBI-GO, um ano dedicado pela Igreja Católica de Roma - o ano da Fé, de visita do bispo de Roma ao Brasil, de jornada mundial da juventude, de campanha da fraternidade sobre juventude, de desejo da articulação da juventude ecumênica em Goiás, de abertura das comemorações dos 30 anos da CAJU, fomos surpreendidos pela notícia que a CAJU não continuaria o serviço de leitura popular da bíblia, bem como com nenhum dos projetos de Pastoral, Formação Política, Pesquisa e Publicação, Assessorias. A noticia foi para nós assustadora e um tempo de adentrar os desertos da vida, para entender quais são os sinais do Libertador para nós. Sendo homens e mulheres da palavra, rezamos a tradição bíblica, o Êxodo, as parteiras hebreias que agem com astúcia na defesa da vida, numa realidade de extermínio dos mais jovens, desobedecem a ordem do faraó.
Escrevemos esta carta fraterna à Companhia de Jesus, à Juventude e a todo o Povo de Deus, para dizer que assim como caminhamos ao longo destes 30 anos junto aos homens e mulheres que construíram a CAJU com mãos cuidadoras e proféticas, continuaremos juntos/as com os/as leigos/as, religiosos/as, Congregações, movimentos sociais...Que construirão nova morada, nova casa/CAJU Assessoria , dando assim continuidade aos projetos e ao apoio aos/as jovens de todo o Brasil, entrelaçando cada vez mais nossos "sonhos, resistências e utopias", neste chão goiano. À Companhia de Jesus, desejamos que siga seu caminho no seguimento a Jesus, que não perca de vista o testemunho de sto Inácio, pe.Hurtado, pe. Jon Sobrino, pe. Burnier - mártir da caminhada, dom Luciano Mendes, pe. Alabano Trinks, pe. Roberto Albuquerque, pe. Hilário Dick, pe. Geraldo, pe.José Garcia Neto, pe. Brandão e tantos outros que nesses 30 anos foram presença e inspiração inaciana do Amor e Serviço à Juventude, ao Povo de Deus, sigamos no caminho sendo igreja dos pobres, com paixão e compromisso.
Unindo nossa voz à voz das juventudes de todo o Brasil, gritamos e afirmamos como fizemos nesses 30 anos que hoje e sempre a CAJU somos todos/as nós.
As bênçãos do Deus da Caminhada, sempre solidário e do lado dos pobres.

Fonte: http://cebi.org.br/noticia.php?secaoId=2&noticiaId=3705

Nenhum comentário:

Postar um comentário