quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Jovens contam suas histórias de resistência

Vinte grupos de jovens - 10 do Rio Grande do Sul e 10 do Rio de Janeiro - lançarão hoje, 22 de setembro, a partir das 19h, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS) o livro "Um diálogo entre juventudes e projetos sociais e o vídeo Histórias de protagonismo juvenil". A realização do projeto foi coordenada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD RS), e contou com a participação da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase/RJ).
"O livro e o vídeo são testemunhos da força de uma brava gente jovem brasileira colocada contra a parede por um sistema injusto - mas que muda sua história com ações e respostas bem claras e transformadoras", escreve o secretário executivo da FLD, Carlos Gilberto Bock, ao apresentar a publicação. 

A ideia motivadora foi mostrar e sistematizar experiências desenvolvidas por-jovens-com-jovens, preenchendo uma lacuna em termos de registros formais do que está sendo feito pelas juventudes na área de projetos sociais. Quatro conceitos chave nortearam os relatos: protagonismo, mudança, rede e políticas públicas.

O livro e o vídeo serão distribuídos gratuitamente. Mais informações, pelo fld@fld.com.br

Autores
Do Rio Grande do Sul
Boca de Rua, Bom Samaritano, CECA, Circulando, FERES, Instituto Lenon, Kasulo, Maria Mulher, Movimento de Consciência Negra Palmares e Trilha Cidadã

Do Rio de Janeiro
Arte e Conjunto, Arte Jovem Brasileira, Artefeito, Centro Cultural a História que Eu Conto, Cochicho na Coxia, Coletivo Anti-cinema, Griôt's, Grupo Conexão G, Movimento Enraizados e Raízes em Movimento

Ficha técnica
Livro Um diálogo entre juventudes e projetos sociais
Autores: Todos os grupos
Coordenação geral: Marilu Menezes (FLD)
Organização: Bibiana Paiva Nunes
Design gráfico: Jackson Brum
Apoio: Susanne Buchweitz (FLD)
108 páginas

Vídeo Histórias de protagonismo juvenil
Depoimentos: Representantes dos grupos
Direção, imagem e montagem: Mirela Kruel
Produção de set e foto still: Samuca Mendonça
Montagem e finalização: Débora Padilha
Apoio de conteúdo: Marilu Menezes (FLD) e Cléia Silveira (Fase)
Duração: 25min

Nenhum comentário:

Postar um comentário